Pular para o conteúdo principal

TERMO "PATRICINHA" TEVE ORIGEM EM SOCIALITE BRASILEIRA


O termo "patricinha", que os fãs de Brittany Murphy conhecem pela denominação brasileira dada ao filme de título "seco", Clueless (traduzido do inglês, "sem pistas"), que virou As Patricinhas de Beverly Hills, teve sua origem revelada.

A expressão corresponde ao tipo de garota bem nascida, consumista, fanática por moda, de comportamento ingênuo e intelectualmente duvidoso. Algo como uma jovem dondoca, muitas vezes muito bonita, mas inacessível pelo seu tipo aristocrático.

A revelação se deu no livro Enquanto Houver Champanhe, Há Esperança, que o jornalista Joaquim Ferreira dos Santos, famoso por seus livros memorialistas, como 1958 - O Ano Que Não Devia Terminar (1997), dedica à biografia do colunista social Zózimo Barroso do Amaral.

O termo surgiu da socialite Patrícia Leal, trineta do conde Modesto Leal, que havia sido um dos homens mais ricos do período da República Velha (1889-1930). Patrícia se destacou nas colunas sociais da década de 1990 e, ex-namorada de Eike Batista - empresário que foi preso pela Operação Lava Jato e que havia sido também marido de Luma de Oliveira - , se casando com Antenor Mayrink Veiga.

Antenor é filho de Carmen Mayrink Veiga, famosa socialite que fez muito sucesso no noticiário chique dos anos 1960, e havia namorado a modelo Monique Evans antes de se casar com Patrícia. O casamento teve dois filhos e durou quinze anos, de 1992 a 2007.

O destaque de Patrícia Leal nas colunas sociais era tal que Zózimo definia as seguidoras da socialite como "patricinhas", o que pegou depois no imaginário popular. A figura da "patricinha" tornou-se a forma feminina de "mauricinho", criando um casal considerado "convencional demais".

Atualmente os dois termos estão em desuso. Ultimamente, "patricinha" mesmo é, no máximo, a personagem vivida por Alícia Silverstone, na comédia juvenil de 1995 que também se destacou na década de 1990, ao lado de suas colegas Stacy Dash e a nossa sempre querida Brittany Murphy.

Comentários

  1. Na verdade, a forma usada de 'Clueless' em ingles não é só para 'sem pistas', até pelo fato de que não faria sentido nenhum esse nome no filme..., a forma popular da palavra significa 'sem noção', e, o que para nós do Brasil seria 'patricinha', lá se diz 'sem noção', uma pessoa que se ''acha, é exibida, metida, riquinha'' é chamada de 'sem noção', que provavelmente seria essa a nossa forma de se expressar se não fosse por essa socialite brasileira.

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda acho que o termo patricinha pode ter vindo de muito tempo atrás. Na Roma antiga os Patricios estavam no topo da sociedade por ser considerado "bem de vida", então temos Patricinha o diminutivo de Patricios.

    ResponderExcluir
  3. mas o estilo de vida é o ''mesmo'' então foi colocado no feminino ''patrícia/patricinha'' para referir-se as mulheres.

    ResponderExcluir
  4. Respondendo ao (b): mas o estilo de vida é o ''mesmo'' então foi colocado no feminino ''patrícia/patricinha'' para referir-se as mulheres.

    ResponderExcluir
  5. Não importa o "tema" sim o filme: sobretudo, com à menina linda brittany murphy e seu icônico papel e importante atuação... aqual foi um divisor de águas enfim!

    ResponderExcluir
  6. Gente, mas não era a Alicia Silverstone a protagonista do filme???

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

CAROL CASTRO POSSUI A MESMA ASSIMETRIA NOS OLHOS QUE TEVE BRITTANY MURPHY

A atriz brasileira Carol Castro possui uma caraterística comum no seu rosto que também teve a nossa querida Brittany Murphy. É o tipo de assimetria na posição dos olhos, um aspecto que, em tese, parece estranho no rosto de uma pessoa, mas nos dois casos em nada estragou na beleza, muito pelo contrário. Nota-se que na parte esquerda do rosto o olho se posiciona um pouco abaixo do nível do olho no lado direito. Isso vale tanto no caso de Carol quanto foi o caso de Brittany. A propósito, Carol Castro faz par romântico com o ator e cineasta Márcio Garcia, que a dirigiu no filme Angie (Open Road) . Márcio também é diretor do filme Amor Por Acaso (Bed and Breakfast) , estrelado por Juliana Paes, que, embora não tenha essa assimetria, tem um rosto levemente parecido com o de Carol. Amor por Acaso tem no elenco o mesmo Dean Cain que contracenou com Brittany no filme Busca Alucinante (Abandoned) , e no elenco brasileiro deste filme de Márcio Garcia tem também a atriz Débora Lamm, qu...

FILHA DE MÁRCIA CABRITA NÃO TEVE A SORTE DE BRITTANY MURPHY

Ontem, 10 de novembro de 2017, mesmo dia do aniversário de 40 anos de nascimento de Brittany Murphy, a atriz brasileira Márcia Cabrita, também famosa por papéis cômicos, faleceu, perdendo a batalha contra um câncer no ovário, doença diagnosticada em 2010 (a essas alturas Britt já era falecida). Com o falecimento de Márcia, sua filha Manuela Parente, não teve a sorte de Brittany, pois a adolescente brasileira acabou perdendo a mãe, ameaça da qual a atriz estadunidense foi poupada. Sabe-se que, entre 1990 e 1992, Sharon Murphy sofreu câncer de mama, com alto risco de falecimento, mas sobreviveu. A exemplo de Sharon, Márcia Cabrita estava solteira, embora seu divórcio com o psicanalista Ricardo Parente tinha sido bastante amigável. Márcia e Ricardo foram casados entre 2000 e 2004, e continuaram amigos desde então. Ricardo compareceu ao velório da ex-mulher, hoje de manhã, em Niterói, terra natal da atriz, famosa por produções como o seriado Sai de Baixo  e sua última novela, No...

ATRIZ DE RIVERDALE É COMPARADA A BRITTANY MURPHY

O portal Teen.Com fez uma lista dos atores do seriado juvenil Riverdale  - um seriado de drama com personagens criados pela Archie Comics - , produzido pelo canal CW, da Warner, e comparou uma das atrizes, Lili Reinhart, que faz a Betty Cooper (a loura da turma do Archie), com Brittany Murphy, por causa da semelhança. Consideramos que as semelhanças sejam muito leves, mas insuficientes para tamanha comparação. Tentamos usar uma outra foto da Brittany Murphy, com uma expressão facial mais parecida, para tentar reforçar a comparação. A semelhança melhora um pouco, talvez até sugerindo que Lili pudesse interpretar Brittany numa possível nova cinebiografia. Mesmo assim, as semelhanças continuam leves. O que notamos, todavia, é que Lili Reinhart é muito mais parecida com outra Brittany, a Brittany Snow, não apenas pelos olhos claros, mas pelo formato facial bem mais próximo. Se bem que Brittany Snow também já foi comparada com Brittany Murphy. E o mesmo prenome chamou mu...

PARECIDAS VII - BRITTANY MURPHY E EMMY ROSSUM

Bastante comparadas, as atrizes Brittany Murphy e Emmy Rossum também investiram em atividades musicais e possuem uma beleza levemente semelhante, em relação aos momentos em que Brittany usava cabelo cacheado. As duas são muito comparadas na sua beleza, e tiveram aspectos comuns até na infância. De ascendência judia, foram criadas por mães solteiras já muito pequenas e nasceram no Leste dos EUA, sendo Brittany em Atlanta, na Geórgia (e criada em Edison, Nova Jérsei) e Emmy em Nova York. Apesar de tais semelhanças - e pelo fato de Emmy Rossum soar como uma evolução sexy da Molly Morgan que Brittany fez em The Torkelsons / Almost Home  ou uma versão adulta da Tai Frasier de As Patricinhas de Beverly Hills (Clueless) - , as duas aparentemente não se encontraram, da mesma forma que não participaram de um filme em comum. É possível, no entanto, que ambas tenham se admirado mutuamente, e que o falecimento de Brittany impediu que as duas pudessem ter alguma parceria ou estivessem...

CENAS DE EMINEM E BRITTANY MURPHY EM '8-MILE - RUA DAS ILUSÕES'

Agora que Eminem vai se apresentar no Brasil, na edição deste ano do Lollapalooza local, nada como lembrar o filme que o rapper protagonizou, 8-Mile - Rua das Ilusões (8-Mile) , de 2002, que contou com nossa sempre querida Brittany Murphy no elenco. Extraímos algumas cenas com os dois:

LEMBRANDO BRITTANY MURPHY NO MTV VMAS 2002

Ontem foi o MTV Vídeo Music Awards 2017 e amanhã fará 15 anos da edição de 2002. Nela a nossa sempre amada Brittany Murphy esteve presente, mostrando toda sua simpatia e graciosidade. Vamos nos lembrar dela com muito carinho nesta galeria.

MANSÃO ONDE MOROU BRITTANY MURPHY VOLTA A SER VENDIDA

A mansão de Hollywood Hills, em Los Angeles, onde Brittany Murphy passou seus últimos anos e que já pertenceu a Britney Spears, voltou a ser vendida pelo mercado. O preço está anunciado no valor de US$ 18,4 milhões, que nos valores atuais brasileiros corresponde a R$ 62 milhões. Segundo técnicos que avaliam a propriedade, o valor da propriedade pode ser bem maior. Na residência, existem cinco quartos e seis banheiros, sala de cinema, sala de massagens, bodega de vinhos, piscina e elevador para os três andares da casa. Foi nesta residência que Brittany faleceu em 20 de dezembro de 2009, por aparente overdose de remédios, e seu marido Simon Monjack faleceu em 23 de maio de 2010, da mesma forma. Existe uma hipótese de que Simon teria envenenado Brittany visando obter a herança e, depois, ter se matado pelo mesmo motivo. O casal vivia na casa com a mãe da atriz, Sharon Murphy.

A QUESTÃO DOS LÁBIOS DE BRITTANY MURPHY

BRITTANY EM 1995 E EM 2009. Nos seus últimos anos, Brittany Murphy causou controvérsia ao aparecer com os "lábios mais grossos", dando a crer que ela fez alguma cirurgia estética e ainda foi vista por alguns jornalistas de portais de celebridades como uma guinada para a feiura. Grande injustiça. Britt havia negado ter feito tais cirurgias, mas o que podemos inferir a respeito é que os famosos lábios grossos da atriz sempre fizeram parte de sua fisionomia, a diferença é que a atriz e cantora tinha um hábito de mexer com os lábios, às vezes parecendo que eles eram finos. FOTOS DE 2006 COM BRITTANY "DESCONTRAINDO" E "CONTRAINDO" OS LÁBIOS. Pode até ter sido um cacoete, aparentemente superado em 2008, mas sabe-se que Britt teve uma boca peculiar, uns lábios carnudos que poderiam se "esconder" dependendo de como Britt sorria ou mexia a boca. Os "lábios de borracha" de Britt, que causaram estranheza em muitos, já poderiam s...

DAKOTA FANNING E A IRMÃ ELLE FANNING TAMBÉM SERÃO IRMÃS NA FICÇÃO

Colega de Brittany Murphy no filme Grande Menina, Pequena Mulher (Uptown Girls) , de 2003, Dakota Fanning atuará com a irmã Elle Fanning repetindo a mesma condição familiar. As duas vão filmar uma adaptação do romance O Rouxinol (The Nightingale) , que a escritora estadunidense Kristin Hannah lançou em 2015. As duas atrizes farão o papel de irmãs que atingem a maioridade na época do final da Segunda Guerra Mundial, tendo o desafio de sobreviver na França dominada pela Alemanha nazista. O livro conta com a experiência de mulheres da resistência francesa empenhadas em salvar as vidas dos aviadores ajudando-os a fugir da ocupação nazista. As resistentes também protegiam em abrigos crianças e familiares judeus. Não é o primeiro filme que contou com as duas. Elas já estiveram, em separado, num mesmo filme. O primeiro filme, A Força do Amor (I Am Sam) , de 2001, a personagem Lucy Dawson, interpretada por Dakota, teve uma fase bebê, interpretada por Elle. Todavia, o novo filme se...