Pular para o conteúdo principal

'MEGAFAULT' SERIA UMA PARÁBOLA DO BRASIL DE JAIR BOLSONARO?

NÃO, NÃO É UMA INTERVENÇÃO MILITAR. É UMA CENA DE MEGAFAULT, COM NOSSA QUERIDA BRITTANY MURPHY EM PRIMEIRO PLANO.

Brittany Murphy teria se manifestado pelo #EleNão (repúdio ao presidenciável brasileiro Jair Bolsonaro, de extrema-direita), seguindo vários famosos, numa atitude em contramão da ex-colega de As Patricinhas de Beverly Hills (Clueless), Stacey Dash, que se tornou uma militante do conservadorismo dos EUA (mas não se sabe se ao ponto de apoiar o "mito", pois, na França, por exemplo, a fascista Marine Le Pen reprovou o ex-capitão brasileiro).

E aí nos vem à mente um dos filmes pouco conhecidos de Britt, Megafault - em Portugal ele foi comercializado como Megafalha, no Brasil ele permanece inédito e sem título oficial em português - , que também foi um de seus últimos, lançado em 2009. É um filme de ação com pitadas de ficção científica.

A sinopse resumida se refere a uma ação equivocada de Charles Baxter, conhecido como "Boomer", personagem interpretado por Eriq LaSalle, ator conhecido por sua participação no seriado Plantão Médico (ER). Boomer estava montando explosivos no topo de uma montanha em West Virgínia e, acidentalmente, detona o TNT, causando um terrível terremoto.

Poucas horas depois, uma sismóloga do governo dos EUA, doutora Amy Lane, interpretada por Britt, chega ao local do acidente e percebe que uma falha no centro da América do Norte, no limite da falha de San Andreas. Qualquer instabilidade pode causar um violento terremoto, com ocorrência de maremotos nas áreas de Los Angeles, San Francisco e todo o litoral pacífico dos EUA, causando muitas mortes e incontáveis danos materiais.

Drª. Lane e Boomer tentam procurar a falha para evitar que ela atinja o Grande Canyon e provoque desastres. Tentam jogar um satélite para conter o avanço, mas a falha em vez de ir até o Golfo do México, vai para a Caldeira de Yellowshire. Se atingir a caldeira, provocará uma grande explosão, com saldo trágico, e provocará um inverno vulcânico na região. Amy e Boomer decidem montar explosivos para criar uma barreira para a falha, e Boomer morre após detoná-los.

E O BRASIL NESSA HISTÓRIA?

Evidentemente, não há Brasil nesse enredo, pois é um filme que fala sobre um problema geológico nos EUA. Mas imaginemos que ele soe como uma parábola dos tempos golpistas em que vivemos. Digamos que Boomer representa a Justiça brasileira que, sob o pretexto do combate à corrupção, causou um desastre político sem precedentes para o nosso país.

Consta-se que o PSDB acabou, por acidente, atingido por esse abalo sísmico, como um dos efeitos imprevistos desse cenário explosivo em que vivemos. É como a explosão acidental do TNT que causa o desastre onde não deveria ocorrer. O PSDB acionou o golpe de 2016 e acabou sendo vítima de seus efeitos.

Suponhamos que a Drª. Amy Lane seja, nesta metáfora, uma observadora internacional que pretende intervir na realidade do lugar. E as tentativas de evitar que a falha geológica atinge o Canyon (primeiro turno das eleições) e a Caldeira (segundo turno das eleições) remetem a esforços para conter a catástrofe.

E a morte de Boomer, após a explosão? Segundo a metáfora, pode ser a decadência da Justiça tal como conhecemos, através da atuação tendenciosa de juízes, procuradores e outros magistrados que só manipulam as leis de acordo com seus interesses.

Quanto à falha parando na proximidade de um vulcão, podemos inferir que seja uma metáfora ao voto popular que procure rever suas opções e evitar o voto em Jair Bolsonaro, que irá instalar um governo de extrema-direita no Brasil. Espera-se que uma "megafalha" não seja feita no próximo dia 28 de outubro.

A propósito, o "filósofo" Olavo de Carvalho, guru de Bolsonaro, reside no Estado da Virgínia, e talvez tenha faltado à Drª. Amy Lane a preocupação em enfrentar esse maquiavélico sujeito, histriônico como os vilões de ficção científica. Talvez ele estivesse por trás da falha geológica que conduz a trama do filme (risos).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CAROL CASTRO POSSUI A MESMA ASSIMETRIA NOS OLHOS QUE TEVE BRITTANY MURPHY

A atriz brasileira Carol Castro possui uma caraterística comum no seu rosto que também teve a nossa querida Brittany Murphy. É o tipo de assimetria na posição dos olhos, um aspecto que, em tese, parece estranho no rosto de uma pessoa, mas nos dois casos em nada estragou na beleza, muito pelo contrário. Nota-se que na parte esquerda do rosto o olho se posiciona um pouco abaixo do nível do olho no lado direito. Isso vale tanto no caso de Carol quanto foi o caso de Brittany. A propósito, Carol Castro faz par romântico com o ator e cineasta Márcio Garcia, que a dirigiu no filme Angie (Open Road) . Márcio também é diretor do filme Amor Por Acaso (Bed and Breakfast) , estrelado por Juliana Paes, que, embora não tenha essa assimetria, tem um rosto levemente parecido com o de Carol. Amor por Acaso tem no elenco o mesmo Dean Cain que contracenou com Brittany no filme Busca Alucinante (Abandoned) , e no elenco brasileiro deste filme de Márcio Garcia tem também a atriz Débora Lamm, qu

FILHA DE MÁRCIA CABRITA NÃO TEVE A SORTE DE BRITTANY MURPHY

Ontem, 10 de novembro de 2017, mesmo dia do aniversário de 40 anos de nascimento de Brittany Murphy, a atriz brasileira Márcia Cabrita, também famosa por papéis cômicos, faleceu, perdendo a batalha contra um câncer no ovário, doença diagnosticada em 2010 (a essas alturas Britt já era falecida). Com o falecimento de Márcia, sua filha Manuela Parente, não teve a sorte de Brittany, pois a adolescente brasileira acabou perdendo a mãe, ameaça da qual a atriz estadunidense foi poupada. Sabe-se que, entre 1990 e 1992, Sharon Murphy sofreu câncer de mama, com alto risco de falecimento, mas sobreviveu. A exemplo de Sharon, Márcia Cabrita estava solteira, embora seu divórcio com o psicanalista Ricardo Parente tinha sido bastante amigável. Márcia e Ricardo foram casados entre 2000 e 2004, e continuaram amigos desde então. Ricardo compareceu ao velório da ex-mulher, hoje de manhã, em Niterói, terra natal da atriz, famosa por produções como o seriado Sai de Baixo  e sua última novela, Novo M

ATRIZ DE RIVERDALE É COMPARADA A BRITTANY MURPHY

O portal Teen.Com fez uma lista dos atores do seriado juvenil Riverdale  - um seriado de drama com personagens criados pela Archie Comics - , produzido pelo canal CW, da Warner, e comparou uma das atrizes, Lili Reinhart, que faz a Betty Cooper (a loura da turma do Archie), com Brittany Murphy, por causa da semelhança. Consideramos que as semelhanças sejam muito leves, mas insuficientes para tamanha comparação. Tentamos usar uma outra foto da Brittany Murphy, com uma expressão facial mais parecida, para tentar reforçar a comparação. A semelhança melhora um pouco, talvez até sugerindo que Lili pudesse interpretar Brittany numa possível nova cinebiografia. Mesmo assim, as semelhanças continuam leves. O que notamos, todavia, é que Lili Reinhart é muito mais parecida com outra Brittany, a Brittany Snow, não apenas pelos olhos claros, mas pelo formato facial bem mais próximo. Se bem que Brittany Snow também já foi comparada com Brittany Murphy. E o mesmo prenome chamou muito

TERMO "PATRICINHA" TEVE ORIGEM EM SOCIALITE BRASILEIRA

O termo "patricinha", que os fãs de Brittany Murphy conhecem pela denominação brasileira dada ao filme de título "seco", Clueless  (traduzido do inglês, "sem pistas"), que virou As Patricinhas de Beverly Hills , teve sua origem revelada. A expressão corresponde ao tipo de garota bem nascida, consumista, fanática por moda, de comportamento ingênuo e intelectualmente duvidoso. Algo como uma jovem dondoca, muitas vezes muito bonita, mas inacessível pelo seu tipo aristocrático. A revelação se deu no livro Enquanto Houver Champanhe, Há Esperança , que o jornalista Joaquim Ferreira dos Santos, famoso por seus livros memorialistas, como 1958 - O Ano Que Não Devia Terminar  (1997), dedica à biografia do colunista social Zózimo Barroso do Amaral. O termo surgiu da socialite Patrícia Leal, trineta do conde Modesto Leal, que havia sido um dos homens mais ricos do período da República Velha (1889-1930). Patrícia se destacou nas colunas sociais da década de 19

TAMBÉM SAUDOSO, JONATHAN BRANDIS APARECEU AO LADO DE BRITTANY MURPHY

O ídolo adolescente Jonathan Brandis, que se suicidou em 12 de novembro de 2003, teria feito 41 anos hoje. Astro de filmes como SeaQuestDSV , o rapaz também foi conhecido por namorar a atriz e cantora Tatyana Ali, estrela de Um Maluco no Pedaço (The Fresh Prince of Bel Air) , ele aparece aqui em fotos de 1995, numa festa de aniversário onde ele se encontrou com Brittany Murphy, então conhecida pelo sucesso de As Patricinhas de Beverly Hills (Clueless) .

BRITTANY MURPHY SE ENCONTROU COM ESTILISTA ROBERTO CAVALLI

Falecido hoje, aos 83 anos - na verdade, 84 incompletos, pois seu aniversário seria em 15 de novembro - , o estilista Roberto Cavalli, um dos mais destacados do mundo da moda, já havia se encontrado com nossa querida Brittany Murphy no evento filantrópico promovido pela Flaunt Magazine, realizado em uma residência particular em Los Angeles e dedicado a doações de bens e brinquedos para crianças carentes. Este evento teve um espaço chamado Just Cavalli e o icônico estilista recebeu vários famosos, naquele 10 de dezembro de 2004, e Brittany mostrou sua natural doçura e simpatia nesta festa. Aqui mostramos os dois nesse encontro ocorrido há cerca de 20 anos atrás.

MCKENNA GRACE TEM OPORTUNIDADES QUE BRITTANY MURPHY NÃO PÔDE APROVEITAR

  Estrela juvenil em ascensão, McKenna Grace chama a atenção pelo seu talento, beleza e doçura, sendo comparada, em personalidade sensível e afetuosa, à nossa eterna Brittany Murphy. E o bom é que McKenna, que tornou-se conhecida a partir do seriado Crash and Bernstein , do canal Disney XD, está aproveitando as oportunidades que Britt foi impedida pelo destino de aproveitar de maneira dinâmica e intensa. Brittany até foi produtora, desempenhando a função em A Garota do Ramen (The Ramen Girl) , de 2008. E era uma cantora formidável, mas apenas gravava covers  e repertório de outros autores, incluindo o marido-problema Simon Monjack, e portanto não pôde também realizar seu desejo de ser compositora. Certa vez, Brittany também manifestou desejo de ser instrumentista, se oferecendo para tocar instrumentos durante vinte minutos, se fosse a vontade do entrevistador. McKenna Grace, portanto, tem oportunidades de ser não só uma atriz já experiente e de grande talento apesar da pouca idade - fa

ALICE IN (BOOGIE) WONDERLAND?

Vamos brincar um pouco com as imagens em Inteligência Artificial, mas dentro do respeito à memória de Brittany Murphy, para mostrarmos imagens do que seria a nossa gatinha fazendo papel de Alice no famoso romance de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas , em inglês Alice in Wonderland . O que dá um excelente trocadilho com a canção do Earth Wind & Fire que nossa linda estrela gravou. Aqui estão as imagens produzidas pelo Freepik AI Generator de como seria Brittany fazendo o papel de Alice. Agora, acreditem, Brittany adoraria protagonizar um filme desses. Somente a foto com a Britt zangada precisou de uma edição.

BRITTANY MURPHY TOCANDO GUITARRA VIA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Brittany Murphy adoraria tocar instrumentos musicais e compor músicas. Infelizmente o destino não lhe deu tempo, mas aqui mostramos duas fotos criadas pela Inteligência Artificial, através do Freepik AI Generator, com Brittany tocando uma guitarra elétrica e um violão (que, em inglês, é conhecido como acoustic guitar  ou simplesmente guitar ). Na montagem, apenas editamos o rosto, já que o Freepik ainda não aprendeu a reproduzir em todo o rosto da nossa querida estrela. Com certeza, Britt seria uma excelente musicista, um dom que estava latente em seu talento grandioso.

MORTE DE BRITTANY MURPHY É ABORDADA EM NOVO DOCUMENTÁRIO ESPECIAL

SIMON MONJACK, MARIDO DE BRITTANY MURPHY, É SUSPEITO DE TER PARTICIPADO DA MORTE PREMATURA DA ATRIZ. Do Just Jared - Traduzido por Alexandre Figueiredo Um novo documentário especial está abordando a morte da atriz Brittany Murphy e a causa de seu falecimento na idade de 32 anos. O novo episódio do programa da rede Investigation Discovery, ID Mistery, questiona se o marido de Brittany, Simon Monjack, teve algo em relação à morte dela. Depois de Brittany ter falecido em 2009, o médico legista do Condado de Los Angeles disse que a morte dela foi um "acidente causado pela combinação de pneumonia, uma deficiência de ferro e 'múltipla intoxicação de remédios'". Meses depois, Simon morreu com pneumonia aguda e forte anemia. O documentário inclui a última entrevista do pai de Brittany, Angelo Bertolotti, que faleceu no ano passado (2019). Nesta entrevista, ele "lança dúvida na conclusão de que ela morreu de causas naturais e revela alegações bizarr