Pular para o conteúdo principal

BRITTANY MURPHY FOI "ABANDONADA"?

 

Nos dez anos de lançamento de um dos dois longa-metragens póstumos com Brittany Murphy no elenco, Busca Alucinante (Abandoned), fazemos um trocadilho quanto ao título original do filme de 2010. Afinal, Brittany Murphy foi "abandonada"?


Uma atriz que marcou sua trajetória com uma personalidade vibrante, uma alegria incomparável - apesar de seus dramas pessoais, que incluem pais que se divorciaram de forma tensa quando ela ainda tinha dois anos - e um grandioso talento, acabou sendo subestimada e jogada ao escanteio.


Hoje ela é conhecida tão somente como "aquela atriz que morreu". Sua tragédia de dezembro de 2009 tornou-se, como picanha em rodízio de restaurante, um prato farto para a imprensa sensacionalista, e tudo o que se explora de Brittany Murphy foi seu casamento com o estranho Simon Monjack, que se descobriu ter sido um fracassado cineasta britânico que tentou usar a atriz para fugir da Grã-Bretanha, onde chegou a ser preso por passar cheques sem fundo.


Brittany foi conhecida apenas por isso, por ter se casado com um sujeito com fama de mulherengo e caloteiro, e cuja aparência, curiosamente, lembra um cruzamento dos políticos brasileiros Marco Feliciano e Rodrigo Maia. Com a exploração sensacionalista de sua morte, Brittany acabou sendo menosprezada em sua carreira, muito mal apreciada por um pequeno punhado de filmes, e de forma ainda pior do que se imagina.


Um exemplo disso é o filme As Patricinhas de Beverly Hills (Clueless), o primeiro sucesso da carreira de Britt. Muitas fontes da imprensa relembram o filme citando apenas duas das três atrizes protagonistas, Alicia Silverstone e Stacey Dash (esta uma apoiadora convicta de Donald, não o Faison, mas o Trump, atualmente). 


Quando Brittany é lembrada, é quase sempre como "aquela atriz que morreu". Nos textos em inglês, o nome de Brittany Murphy é geralmente acompanhado pelo adjetivo late ("finada"), como se tudo que ela fez foi morrer, como se cerca de 19 anos de carreira não tivessem importância.


E isso é muito triste. Enquanto se explora a tragédia de Brittany Murphy, mistérios ficam pendentes a respeito do que ela fez na fase de sua carreira que, infelizmente, tornou-se a final. Alguns exemplos:


1) Ela chegou a gravar material para um álbum de synth pop, que teria a participação de vários produtores, como Timbaland, o que seria uma extensão do trabalho que ela fez, em 2006, com o produtor Paul Oakenfold, na música "Faster Kill Pussycat". O material permanece inédito, mas não há maiores informações a respeito dele;


2) Continua o mistério do filme 40 Love, uma comédia centralizada numa partida de tênis e que teve a participação de Pras Michel, rapper dos Fugees (cuja cantora Lauryn Hill era idolatrada por Britt). O filme chegou a ser anunciado em 2007 e até fotos de divulgação com Brittany Murphy foram lançadas. Mas até agora não se sabe se Brittany teve participação aproveitada no filme ou foi substituída. Além disso, o Internet Movie Data Base se recusa a atualizar dados sobre 40 Love e sua diretora Weezie Melancon, complicando ainda mais a situação;


3) Chegaram a serem divulgadas informações desencontradas sobre a suposta participação de Brittany Murphy no filme Os Mercenários (The Espendables), primeiro filme da franquia. A verdade é que ela foi convidada para atuar no filme, mas não aceitou, devido ao fato de que não queria assumir, no fim de 2009, um compromisso de filmagem, pois havia feito muitos filmes e queria descansar. E isso foi um erro, porque, se tivesse aceito a participação, isso teria lhe salvado a vida.


4) Teve também o triste fato de que a mãe de Brittany, Sharon Murphy, vendeu artigos pessoais da filha, como um diário que ela havia escrito em vários momentos de sua vida que, possivelmente, teria também poemas que a atriz havia escrito, e que poderiam também ser publicados se esse diário pudesse vir à tona, no caso dele não ter sido destruído.


Há também outras coisas estarrecedoras, como o fato de que Brittany Murphy não aceitou participar do filme O Chamado (The Caller) não apenas pelas "diferenças artísticas", como o fato de ser um suspense de terror, o que não agradou a atriz, que já havia feito filmes do gênero. O cancelamento se deu, também, porque, em Porto Rico, onde Brittany e Simon Monjack estavam para ela falar com os produtores do filme, o britânico se embriagou numa noite e teria aprontado escândalos.


A situação de Brittany é lamentável se percebermos que, em outros casos, mortos prematuros como Heath Ledger, Paul Walker e Chadwick Boseman são lembrados em suas vidas e obras, não tendo o azar que a atriz teve, hoje menos lembrada por suas obras do que por sua tragédia prematura. E isso é muito triste, diante do talento grandioso que Brittany Murphy expressou ao longo da vida e cuja personalidade forte e vibrante faz muita falta hoje em dia. Dificilmente as mulheres conseguem ter uma força de espírito como Brittany mostrou para a humanidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TERMO "PATRICINHA" TEVE ORIGEM EM SOCIALITE BRASILEIRA

O termo "patricinha", que os fãs de Brittany Murphy conhecem pela denominação brasileira dada ao filme de título "seco", Clueless  (traduzido do inglês, "sem pistas"), que virou As Patricinhas de Beverly Hills , teve sua origem revelada. A expressão corresponde ao tipo de garota bem nascida, consumista, fanática por moda, de comportamento ingênuo e intelectualmente duvidoso. Algo como uma jovem dondoca, muitas vezes muito bonita, mas inacessível pelo seu tipo aristocrático. A revelação se deu no livro Enquanto Houver Champanhe, Há Esperança , que o jornalista Joaquim Ferreira dos Santos, famoso por seus livros memorialistas, como 1958 - O Ano Que Não Devia Terminar  (1997), dedica à biografia do colunista social Zózimo Barroso do Amaral. O termo surgiu da socialite Patrícia Leal, trineta do conde Modesto Leal, que havia sido um dos homens mais ricos do período da República Velha (1889-1930). Patrícia se destacou nas colunas sociais da década de 19...

MTV MUSICAL SAIRÁ DO AR; A MTV HD, QUE SOBRARÁ, PRIORIZA REALITY SHOWS

A reestruturação da Paramount Global causará um enxugamento da empresa, extinguindo diversos canais e voltando seu foco para o streaming  e os reality shows . Foi anunciado, entre outras coisas, o fim definitivo da MTV Brasil - que entre 1990 e 2013 era uma franquia bastante criativa do Grupo Abril, e depois de então virou uma filial subordinada às orientações da matriz estadunidense - e da versão brasileira da Nickelodeon. A marca MTV, que também será extinta no Reino Unido, continua, mas os canais musicais como MTV Music, MTV 80s, MTV 90s, Club MTV e MTV Live serão extintos, o que significa que o mercado de clipes e a cultura jovem como se observava na Music Television acabou, pressionado pelo "caos" dos vídeos do YouTube. Os canais de streaming  como Amazon, HBO Max e Netflix também forçaram a Paramount Global a entrar na concorrência. Com isso, a antiga MTV, que já lançou vários modismos na música pop e influenciou no comportamento de algumas gerações, deixa de existi...

ATRIZ DE RIVERDALE É COMPARADA A BRITTANY MURPHY

O portal Teen.Com fez uma lista dos atores do seriado juvenil Riverdale  - um seriado de drama com personagens criados pela Archie Comics - , produzido pelo canal CW, da Warner, e comparou uma das atrizes, Lili Reinhart, que faz a Betty Cooper (a loura da turma do Archie), com Brittany Murphy, por causa da semelhança. Consideramos que as semelhanças sejam muito leves, mas insuficientes para tamanha comparação. Tentamos usar uma outra foto da Brittany Murphy, com uma expressão facial mais parecida, para tentar reforçar a comparação. A semelhança melhora um pouco, talvez até sugerindo que Lili pudesse interpretar Brittany numa possível nova cinebiografia. Mesmo assim, as semelhanças continuam leves. O que notamos, todavia, é que Lili Reinhart é muito mais parecida com outra Brittany, a Brittany Snow, não apenas pelos olhos claros, mas pelo formato facial bem mais próximo. Se bem que Brittany Snow também já foi comparada com Brittany Murphy. E o mesmo prenome chamou mu...

MAIS UMA OBSERVAÇÃO SOBRE OS LÁBIOS DE BRITTANY MURPHY

Mostramos mais uma observação sobre os lábios de Brittany Murphy, que causaram muita polêmica por volta de 2008. Ela teria apenas feito uma cirurgia para puxar o lábio superior, mas o que poucos percebem é que foi apenas isso e que, se os lábios dela pareciam "grossos demais", era pelo hábito dela usar um tipo de lápis especial, que "desenha" os lábios e os faz parecer mais carnudos. Desta vez, usamos uma foto do evento Mercedes-Benz Fashion Week, e montamos para mostrar que ela havia passado o lápis labial. A foto original é a da esquerda.

CENAS DE EMINEM E BRITTANY MURPHY EM '8-MILE - RUA DAS ILUSÕES'

Agora que Eminem vai se apresentar no Brasil, na edição deste ano do Lollapalooza local, nada como lembrar o filme que o rapper protagonizou, 8-Mile - Rua das Ilusões (8-Mile) , de 2002, que contou com nossa sempre querida Brittany Murphy no elenco. Extraímos algumas cenas com os dois:

A QUESTÃO DOS LÁBIOS DE BRITTANY MURPHY

BRITTANY EM 1995 E EM 2009. Nos seus últimos anos, Brittany Murphy causou controvérsia ao aparecer com os "lábios mais grossos", dando a crer que ela fez alguma cirurgia estética e ainda foi vista por alguns jornalistas de portais de celebridades como uma guinada para a feiura. Grande injustiça. Britt havia negado ter feito tais cirurgias, mas o que podemos inferir a respeito é que os famosos lábios grossos da atriz sempre fizeram parte de sua fisionomia, a diferença é que a atriz e cantora tinha um hábito de mexer com os lábios, às vezes parecendo que eles eram finos. FOTOS DE 2006 COM BRITTANY "DESCONTRAINDO" E "CONTRAINDO" OS LÁBIOS. Pode até ter sido um cacoete, aparentemente superado em 2008, mas sabe-se que Britt teve uma boca peculiar, uns lábios carnudos que poderiam se "esconder" dependendo de como Britt sorria ou mexia a boca. Os "lábios de borracha" de Britt, que causaram estranheza em muitos, já poderiam s...

FILHA DE MÁRCIA CABRITA NÃO TEVE A SORTE DE BRITTANY MURPHY

Ontem, 10 de novembro de 2017, mesmo dia do aniversário de 40 anos de nascimento de Brittany Murphy, a atriz brasileira Márcia Cabrita, também famosa por papéis cômicos, faleceu, perdendo a batalha contra um câncer no ovário, doença diagnosticada em 2010 (a essas alturas Britt já era falecida). Com o falecimento de Márcia, sua filha Manuela Parente, não teve a sorte de Brittany, pois a adolescente brasileira acabou perdendo a mãe, ameaça da qual a atriz estadunidense foi poupada. Sabe-se que, entre 1990 e 1992, Sharon Murphy sofreu câncer de mama, com alto risco de falecimento, mas sobreviveu. A exemplo de Sharon, Márcia Cabrita estava solteira, embora seu divórcio com o psicanalista Ricardo Parente tinha sido bastante amigável. Márcia e Ricardo foram casados entre 2000 e 2004, e continuaram amigos desde então. Ricardo compareceu ao velório da ex-mulher, hoje de manhã, em Niterói, terra natal da atriz, famosa por produções como o seriado Sai de Baixo  e sua última novela, No...

PAI DE BRITTANY MURPHY, ANGELO "AJ" BERTOLOTTI MORRE AOS 92 ANOS

Morreu no último dia 22, aos 92 anos, o pai de Brittany Murphy, Angelo Joseph Bertolotti. De ascendência italiana, AJ, como era conhecido, era um veterano da Segunda Guerra Mundial que sobreviveu a um ataque de torpedo contra um navio onde tripulava. Bertolotti também foi conhecido por ter se envolvido com grupos mafiosos, tendo sido preso. Bertolotti foi casado várias vezes, e na relação com Sharon Murphy, nasceu a filha Brittany, em 10 de novembro de 1977. Os dois se separaram quando a filha tinha apenas dois anos e Sharon levou sua filha para Edison, para viver com os meios-irmãos, de outras relações com a mãe. Da parte de Angelo, os meios-irmãos de Brittany são Jeff Bertolotti e Pia Reynolds. Além de enfrentar sérios problemas de saúde, a tragédia com a filha amargurou ainda mais o pai, o que fez agravar os atritos que tinha com Sharon Murphy. Angelo chegava a acusar a ex-mulher de negligência e ele pediu um exame do corpo da filha, em 2013, constatando que o cadáver da atri...

TAMBÉM SAUDOSO, JONATHAN BRANDIS APARECEU AO LADO DE BRITTANY MURPHY

O ídolo adolescente Jonathan Brandis, que se suicidou em 12 de novembro de 2003, teria feito 41 anos hoje. Astro de filmes como SeaQuestDSV , o rapaz também foi conhecido por namorar a atriz e cantora Tatyana Ali, estrela de Um Maluco no Pedaço (The Fresh Prince of Bel Air) , ele aparece aqui em fotos de 1995, numa festa de aniversário onde ele se encontrou com Brittany Murphy, então conhecida pelo sucesso de As Patricinhas de Beverly Hills (Clueless) .

SE NÃO FOSSE A TRAGÉDIA, BRITTANY MURPHY TERIA SE SEPARADO DE SIMON MONJACK

Suponhamos que Brittany Murphy não tivesse morrido e seu então marido Simon Monjack também não. Muito provavelmente, se o incidente de 20 de dezembro de 2009 tivesse resultado na sobrevivência da atriz, o fato no entanto influenciaria no fim do casamento dela com o roteirista, produtor e aspirante a diretor de cinema inglês. Embora as notícias oficiais indicassem apenas o conflito entre a "morte natural" de Brittany, segundo sua mãe, e a "morte por envenenamento por influência  de uma terceira pessoa", segundo seu pai, é notório que Brittany Murphy era muito infeliz no seu casamento. Simon teria escondido da esposa que não só mantinha contato com duas ex-namoradas, cada uma mãe de um filho com o inglês, e ele estaria depositando secretamente nas contas delas, através do uso do computador da casa do casal, em Hollywood Hills, bairro nobre de Los Angeles. Familiares de Monjack noticiaram o caso quando foram para a casa de Brittany, meses após a morte desta, p...