Produtor executivo do filme Sin City - Cidade do Pecado (Sin City), de 2005, Harvey Weinstein se apresentou na última sexta-feira à polícia de Nova York, a princípio para ser preso, mas depois pagou uma fiança de US$ 1 milhão e responde processo em liberdade condicional.
Weinstein se alegou inocente das acusações de assédio sexual. Ele foi um dos principais denunciados da onda de escândalos sexuais que atingiu Hollywood e que deu origem ao movimento #MeToo, feito para denunciar abusos sexuais sofridos por celebridades.
O caso Weinstein chegou ao ponto de criar um rompimento de duas atrizes, ex-colegas do seriado Charmed e tendo cada uma aparecido, em separado, ao lado de uma amiga em comum, justamente Brittany Murphy. Rose McGowan acusa a ex-colega Alyssa Milano de ter sido conivente com Weinstein e manifestou dúvidas sobre o engajamento de parte das mulheres famosas de Hollywood.
A nomeação de uma mulher para a Procuradoria de Nova York pode ainda complicar a situação do ex-produtor, que havia sido fundador da Miramax e depois sócio da Weinstein Company, vendida a um grupo de investimentos. Há, além de denúncias de assédio sexual, pelo menos uma de agressão sexual, apresentada pela atriz Lucia Evans, ocorrida em 2004.
Weinstein é defendido pelo advogado Benjamin Brafman, considerado um dos mais destacados dos EUA, e que havia defendido outro acusado de abuso sexual, o economista e político francês Dominique Strauss-Kahn. Brafman, sugeriu à Justiça dos EUA que a prisão do produtor fosse trocada pela liberdade vigiada pelo uso de tornozeleira eletrônica. Weinstein teve cancelados todos os prêmios do Oscar e perdeu lugar na Academia de Hollywood e no Sindicato dos Produtores.
Outros envolvidos em filmes com Brittany Murphy acusados de abuso sexual são o ator Jeffrey Tambor, que atuou em Garota, Interrompida (Girl, Interrupted), de 1999, e o cineasta francês Luc Besson, produtor executivo do filme Amor e Outros Desastres (Love and Other Disasters), de 2006.
Tambor, também conhecido pelos seriados Arrested Development e Transparent, é acusado de "comportamento indevido" pela ex-assistente Van Barnes, e de assédio sexual pela atriz Tracy Lysette. Tracy participou de alguns episódios de Transparent que, após as denúncias, deixou de ter o ator, que nega as acusações, no elenco. Em Transparent, ele fazia o papel de uma transexual.
Luc Besson, mais conhecido pela direção de O Quinto Elemento (The 5th Element), de 1997, foi acusado por uma atriz francesa, que não teve o nome identificado, de tê-la estuprado depois de uma reunião no último dia 10 de maio. A atriz definiu o incidente como "assédio sexual violento". Besson também nega a acusação.
"Garota, Interrompida" é de 1999, não 1988, ela só começou a atuar (em comerciais, teatro, filmes, e séries) nos anos 90.
ResponderExcluir