O rapper Eminem venceu um processo movido contra o Partido Nacional da Nova Zelândia pelo uso indevido da música-tema do filme 8-Mile - Rua das Ilusões - que teve Brittany Murphy no elenco - , "Lose Yourself", de 2002.
A música, também apelidada de "Eminem Esque", foi adaptada para ser o jingle de TV para uma campanha eleitoral que saiu vitoriosa em 2014. O tribunal reconheceu que a campanha "reproduziu substancialmente" o sucesso de Eminem e obrigou o Partido Nacional a indenizar mais de US$ 400 mil dólares a Eminem.
A música foi reproduzida 186 vezes. O Partido Nacional tentou argumentar que obteve licenciamento do uso de "Lose Yourself" através da Sociedade Australasiana de Donos de Direitos Autorais Mecânicos (AMCOS), segundo comunicado divulgado pelo presidente do partido, Peter Goodfellow.
O processo, no entanto, deu ganho de causa a Eminem, representado pelo advogado Adam Simpson. Eminem também possui uma companhia responsável por suas composições, a Eight Myle Style, que também é contemplada na ação judicial e beneficiária solidária ao rapper no processo.
Eminem e a Eight Myle Style foram considerados pelo tribunal de Nova Zelândia como portadores do direito de receber um valor de 600 mil dólares neozelandeses, equivalentes hoje a US$ 413 mil, com juros correspondentes à data de 28 de junho de 2014.
Comentários
Postar um comentário