Pular para o conteúdo principal

ATOR EM 'BUSCA ALUCINANTE', ICÔNICO CINEASTA PETER BOGDANOVICH MORRE AOS 82 ANOS


O cinema dos EUA está em luto, com o falecimento do icônico cineasta Peter Bogdanovich, de uma geração de diretores que transformaram o cenário de filmes estadunidense, dos quais incluem Francis Ford Coppola, Brian de Palma, Martin Scorcese e, num contexto mais comercial, Steven Spielberg e George Lucas.

Bogdanovich tinha 82 anos, ou seja, 83 incompletos - seu aniversário seria em 30 de julho - e faleceu de causas naturais, conforme informou a filha Antonia Bogdanovich ao portal Hollywood Reporter, o primeiro a divulgar a notícia.

Com uma carreira versátil, ele foi diretor, roteirista, produtor e ator, além de ter sido também um expressivo crítico de cinema e um notável historiador do meio. De famílias austríaca e sérvia, Bogdanovich nasceu em Nova York depois que seus pais se refugiaram nos EUA para fugir do nazismo.

Ele começou como ensaísta na revista Esquire e como programador de filmes no Museu de Arte Moderna de Nova York. Como cineasta, sua estreia foi como assistente de Roger Corman no filme de motoqueiros rebeldes Anjos Selvagens (The Wild Angels), protagonizado por Peter Fonda e Nancy Sinatra, no qual Bogdanovich foi ator num papel não creditado.

A estreia como diretor se deu quando Bogdanovich adaptou o roteiro do filme russo Planeta Bur (Planet of Storms), de 1962, para fazer Viagem ao Planeta das Mulheres Selvagens (Voyage to the Planet of Prehistoric Women), de 1968, sob o pseudônimo de Derek Thomas. Usando seu próprio nome, sua estreia se deu com Na Mira da Morte (Tqrgets), também de 1968, produzido por Corman e que foi um dos últimos filmes do ator Bóris Karloff.

O maior sucesso da sua carreira cinematográfica foi o filme A Última Sessão de Cinema (The Last Picture Show), de 1971, com Timothy Bottoms, Jeff Bridges e Cybill Shepherd, que rendeu várias indicações e prêmios, como duas indicações para o Oscar de 1972, por melhor direção e melhor roteiro. 

O enredo é focado num único cinema de uma cidade do Texas em 1951, onde adolescentes se divertem vendo filmes. Bogdanovich chamava a atenção por rodar uma produção ambiciosa tendo apenas 31 anos, com um desempenho comparável ao de Orson Welles, que fez Cidadão Kane (Citizen Kane) com apenas 26 anos em 1941.

Foi nessa época que Bogdanovich teve um breve romance com Cybill Shepherd, atriz de vários de seus filmes. Shepherd é mais conhecida pelo seriado A Gata e o Rato (Moonlightning) dos anos 1980, estrelado por ela e por Bruce Willis, este presente no filme Sin City - Cidade do Pecado (Sin City), de 2005, com Brittany Murphy no elenco.

Em seguida, outro trabalho de destaque de Bogdanovich foi Lua de Papel (Paper Moon), de 1973, uma comédia dramática ambientada nos EUA pós-crise de 1929, com Ryan O'Neal como protagonista. A atriz Tatum O'Neal, também presente no elenco, ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante em 1974 e como estrela feminina no Globo de Ouro (Golden Globe Awards).

Depois desse filme, Bogdanovich não teve o mesmo destaque como cineasta, tendo realizado trabalhos considerados controversos e menos expressivos pela crítica. Sua obra, no entanto, foi versátil, indo da comédia ao documentário. 

Recentemente, Bogdanovich voltou a se destacar, como ator, no seriado Familia Soprano (The Sopranos), no papel do analista Elliot Kupferberg, e participações em vários outros seriados, de Law & Order e How I Met Your Father. Foi homenageado por Quentin Tarantino ao ser convidado para reprisar o papel de disc jockey que o próprio cineasta, em off, havia feito em A Última Sessão de Cinema

Também foi um produtivo escritor de cinema, com obras que incluem volumes específicos para cineastas como Orson Welles, Alfred Hitchcock, Howard Hawks, Fritz Lang e John Ford. Entre os últimos filmes como diretor, está a comédia Um Amor a Cada Esquina (She's Funny That Way), de 2014, e o documentário The Great Buster, de 2018, dedicado à carreira do comediante de cinema mudo Buster Keaton.

Em Busca Alucinante (Abandoned), um dos dois longa-metragens com Brittany Murphy postumamente lançados na carreira dela, lançado em 2010, Bogdanovich fez o papel do psiquiatra Dr. Markus Bensley, que ao receber a jovem Mary Walsh (personagem de Britt), que denuncia o misterioso desaparecimento de seu namorado (Kevin Peterson, interpretado por Dean Cain) após uma cirurgia, a considera com problemas psicológicos.

Abaixo, uma cena com Peter Bogdanovich e Brittany Murphy em Busca Alucinante:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TERMO "PATRICINHA" TEVE ORIGEM EM SOCIALITE BRASILEIRA

O termo "patricinha", que os fãs de Brittany Murphy conhecem pela denominação brasileira dada ao filme de título "seco", Clueless  (traduzido do inglês, "sem pistas"), que virou As Patricinhas de Beverly Hills , teve sua origem revelada. A expressão corresponde ao tipo de garota bem nascida, consumista, fanática por moda, de comportamento ingênuo e intelectualmente duvidoso. Algo como uma jovem dondoca, muitas vezes muito bonita, mas inacessível pelo seu tipo aristocrático. A revelação se deu no livro Enquanto Houver Champanhe, Há Esperança , que o jornalista Joaquim Ferreira dos Santos, famoso por seus livros memorialistas, como 1958 - O Ano Que Não Devia Terminar  (1997), dedica à biografia do colunista social Zózimo Barroso do Amaral. O termo surgiu da socialite Patrícia Leal, trineta do conde Modesto Leal, que havia sido um dos homens mais ricos do período da República Velha (1889-1930). Patrícia se destacou nas colunas sociais da década de 19...

FILME 'AS PATRICINHAS DE BEVERLY HILLS' COMPLETA 30 ANOS DE LANÇAMENTO

É uma comemoração ao mesmo tempo alegre e triste. As Patricinhas de Beverly Hills (Clueless) , filme de 1995 que foi uma das mais destacadas comédias estudantis, completa 30 anos de lançamentos hoje. A divertida comédia marcou o comportamento da juventude da época e até influenciou o mundo da moda, além de ter sido um filme de grande sucesso na década de 1990. É gratificante e feliz ver atores como Alicia Silverstone, Paul Rudd, Jeremy Sisto e Donald Faison continuarem com suas carreiras firmes e fortes. Tornou-se curioso Stacey Dash, que também segue ativa, ter vivido uma fase de reacionária, no alvorecer do trumpismo de 2016. E Elisa Donovan seguindo com seu perfil na Internet e também ativa na atuação. O que temos a lamentar é quanto à Brittany Murphy, vítima de uma relação conjugal tóxica em 2009, e única que não poderá celebrar a data. Mas, mesmo assim, ficamos gratos, embora com o coração partido, quanto às contribuições que ela deu em sua breve carreira, mostrando que ela seria ...

ATRIZ DE RIVERDALE É COMPARADA A BRITTANY MURPHY

O portal Teen.Com fez uma lista dos atores do seriado juvenil Riverdale  - um seriado de drama com personagens criados pela Archie Comics - , produzido pelo canal CW, da Warner, e comparou uma das atrizes, Lili Reinhart, que faz a Betty Cooper (a loura da turma do Archie), com Brittany Murphy, por causa da semelhança. Consideramos que as semelhanças sejam muito leves, mas insuficientes para tamanha comparação. Tentamos usar uma outra foto da Brittany Murphy, com uma expressão facial mais parecida, para tentar reforçar a comparação. A semelhança melhora um pouco, talvez até sugerindo que Lili pudesse interpretar Brittany numa possível nova cinebiografia. Mesmo assim, as semelhanças continuam leves. O que notamos, todavia, é que Lili Reinhart é muito mais parecida com outra Brittany, a Brittany Snow, não apenas pelos olhos claros, mas pelo formato facial bem mais próximo. Se bem que Brittany Snow também já foi comparada com Brittany Murphy. E o mesmo prenome chamou mu...

CAROL CASTRO POSSUI A MESMA ASSIMETRIA NOS OLHOS QUE TEVE BRITTANY MURPHY

A atriz brasileira Carol Castro possui uma caraterística comum no seu rosto que também teve a nossa querida Brittany Murphy. É o tipo de assimetria na posição dos olhos, um aspecto que, em tese, parece estranho no rosto de uma pessoa, mas nos dois casos em nada estragou na beleza, muito pelo contrário. Nota-se que na parte esquerda do rosto o olho se posiciona um pouco abaixo do nível do olho no lado direito. Isso vale tanto no caso de Carol quanto foi o caso de Brittany. A propósito, Carol Castro faz par romântico com o ator e cineasta Márcio Garcia, que a dirigiu no filme Angie (Open Road) . Márcio também é diretor do filme Amor Por Acaso (Bed and Breakfast) , estrelado por Juliana Paes, que, embora não tenha essa assimetria, tem um rosto levemente parecido com o de Carol. Amor por Acaso tem no elenco o mesmo Dean Cain que contracenou com Brittany no filme Busca Alucinante (Abandoned) , e no elenco brasileiro deste filme de Márcio Garcia tem também a atriz Débora Lamm, qu...

FILHA DE MÁRCIA CABRITA NÃO TEVE A SORTE DE BRITTANY MURPHY

Ontem, 10 de novembro de 2017, mesmo dia do aniversário de 40 anos de nascimento de Brittany Murphy, a atriz brasileira Márcia Cabrita, também famosa por papéis cômicos, faleceu, perdendo a batalha contra um câncer no ovário, doença diagnosticada em 2010 (a essas alturas Britt já era falecida). Com o falecimento de Márcia, sua filha Manuela Parente, não teve a sorte de Brittany, pois a adolescente brasileira acabou perdendo a mãe, ameaça da qual a atriz estadunidense foi poupada. Sabe-se que, entre 1990 e 1992, Sharon Murphy sofreu câncer de mama, com alto risco de falecimento, mas sobreviveu. A exemplo de Sharon, Márcia Cabrita estava solteira, embora seu divórcio com o psicanalista Ricardo Parente tinha sido bastante amigável. Márcia e Ricardo foram casados entre 2000 e 2004, e continuaram amigos desde então. Ricardo compareceu ao velório da ex-mulher, hoje de manhã, em Niterói, terra natal da atriz, famosa por produções como o seriado Sai de Baixo  e sua última novela, No...

A QUESTÃO DOS LÁBIOS DE BRITTANY MURPHY

BRITTANY EM 1995 E EM 2009. Nos seus últimos anos, Brittany Murphy causou controvérsia ao aparecer com os "lábios mais grossos", dando a crer que ela fez alguma cirurgia estética e ainda foi vista por alguns jornalistas de portais de celebridades como uma guinada para a feiura. Grande injustiça. Britt havia negado ter feito tais cirurgias, mas o que podemos inferir a respeito é que os famosos lábios grossos da atriz sempre fizeram parte de sua fisionomia, a diferença é que a atriz e cantora tinha um hábito de mexer com os lábios, às vezes parecendo que eles eram finos. FOTOS DE 2006 COM BRITTANY "DESCONTRAINDO" E "CONTRAINDO" OS LÁBIOS. Pode até ter sido um cacoete, aparentemente superado em 2008, mas sabe-se que Britt teve uma boca peculiar, uns lábios carnudos que poderiam se "esconder" dependendo de como Britt sorria ou mexia a boca. Os "lábios de borracha" de Britt, que causaram estranheza em muitos, já poderiam s...

ALGUNS FATOS A RESPEITO DE BRITTANY MURPHY

APESAR DO JEITO ALEGRE, BRITTANY MURPHY TEVE SITUAÇÕES TRISTES EM SUA VIDA, QUE CULMINARAM EM SUA TRAGÉDIA PREMATURA. É simplesmente muito triste ver que Brittany Murphy, que parecia expressar uma grande alegria e entusiasmo e tinha um talento ímpar e bastante intuitivo, tenha vivido pouco tempo e tendo sofrido adversidades lamentáveis e estranhas. Entre alguns fatos que sabemos é que Brittany sofria de sopro cardíaco, o que a impedia de tomar certos remédios que fariam disparar o batimento cardíaco, e confirma o fato de que ela nunca usou qualquer tipo de droga ilícita, como cocaína, a droga atribuída por muitos de seus acusadores, muito desconfiados com a alegria eufórica que ela se manifestou em várias ocasiões e com a magreza aparentemente preocupante que a atriz demonstrou em várias ocasiões. Outro fato é que, quando Britt era ainda adolescente, sua mãe, Sharon Murphy, estava sofrendo de câncer de mama, doença contraída porque a genitora fumava muito cigarro - hábit...

PARECIDAS VII - BRITTANY MURPHY E EMMY ROSSUM

Bastante comparadas, as atrizes Brittany Murphy e Emmy Rossum também investiram em atividades musicais e possuem uma beleza levemente semelhante, em relação aos momentos em que Brittany usava cabelo cacheado. As duas são muito comparadas na sua beleza, e tiveram aspectos comuns até na infância. De ascendência judia, foram criadas por mães solteiras já muito pequenas e nasceram no Leste dos EUA, sendo Brittany em Atlanta, na Geórgia (e criada em Edison, Nova Jérsei) e Emmy em Nova York. Apesar de tais semelhanças - e pelo fato de Emmy Rossum soar como uma evolução sexy da Molly Morgan que Brittany fez em The Torkelsons / Almost Home  ou uma versão adulta da Tai Frasier de As Patricinhas de Beverly Hills (Clueless) - , as duas aparentemente não se encontraram, da mesma forma que não participaram de um filme em comum. É possível, no entanto, que ambas tenham se admirado mutuamente, e que o falecimento de Brittany impediu que as duas pudessem ter alguma parceria ou estivessem...

MIKEY MADISON ATUOU EM SERIADO COM ATRIZ DE 'O REI DO PEDAÇO'

Estrela em ascensão devido à premiação do Oscar de Melhor Atriz pelo filme Anora , a atriz Mikey Madison já tem um currículo notável, participando de filmes como Pânico 5 (Scream 5) , de 2022, e, três anos antes, em  Era Uma Vez em Hollywood (Once Upon a Time in Hollywood)  (2019). Mas Mikey, cuja beleza a faz comparável a inesquecível Audrey Hepburn, tanto que a marca Tiffany & Co. a contratou para ser garota-propaganda da marca, também atuou num seriado criado por uma conhecida atriz que trabalhou com Brittany Murphy, Pamela Adlon. Pamela, conhecida por fazer a voz do menino Bobby Hill em O Rei do Pedaço (King of the Hill) , acabou trocando o papel de filho pelo de mãe, ao criar o seriado de comédia dramática  Better Things , juntamente com Louis C. K.. No seriado que durou entre 2016 e 2022, Pamela fez o papel de Sam Fox, uma atriz divorciada que vive com três filhas, interpretadas por Mikey Madison, Hannah Alligood e Olivia Edward. O seriado teve episódios dirigid...

BRITTANY MURPHY E HEATH LEDGER JÁ SE CUMPRIMENTARAM

  Unidos por conta de uma tragédia prematura comum, Brittany Murphy e Heath Ledger chegam a ser shipados pelos internautas nas redes sociais não necessariamente como um virtual casal, mas como parceiros das aventuras do Coringa, papel que o ator australiano desempenhou no filme Batman - O Cavalheiro das Trevas (The Dark Knight) , dirigido pelo hoje badalado Christopher Nolan em 2008. A imaginária parceria seria por conta de um fictício spin off  que traria Brittany no papel da Arlequina (Haylen Quinn, no original). Ambos eram conhecidos pelo grandioso talento e pela capacidade passional de atuar e interpretar personagens. Mas o que poucos percebem é que, de fato, Brittany e Heath se encontraram, certa vez, como atesta uma matéria da revista Newsweek, feita pelo repórter Devin Gordon, em razão do sucesso de Britt naquele ano de 2002, que incluiu o lançamento de 8-Mile , a finalização de Recém-Casados (Just Married)  e as filmagens para Grande Menina, Pequena Mulher (Uptown...